sexta-feira, 11 de junho de 2010

Dolarização da Economia


A dolarização da economia é o processo pelo qual um país substitui a sua unidade monetária pelo dólar dos Estados Unidos. Esse processo pode acontecer em dois casos.
O primeiro caso é quando o país abandona a moeda nacional e passa a adotar o dólar como oficial; a partir de então, as transações econômicas internacionais, o comercio interno, os serviços e salários do país são feitos em dólar.
O segundo caso acontece quando a moeda nacional convive em paridade; ou seja, a moeda nacional é fixa em relação ao dólar americano à paridade de 1 para 1. A dolarização da economia é boa até certo patamar, pois, fortalecer a economia local (do país) no cenário mundial tornando-a mais competitiva. O ponto negativo dessa tomada de decisão do país em dolarizar uma economia é que, torna-se a economia local mais vulnerável a oscilações do mercado internacional principalmente americano.
Além do mais o país perde autonomia por não poder ter política monetária própria. Sendo assim qualquer política monetária restritiva dos Estados Unidos pode atingir um país dolarizado.
Esse processo aconteceu de dolarizar a economia aconteceu na Argentina em 1991 durante o Plano Carvalho e manteve um meio circulante composto de pesos argentinos e de dólares americanos de 1 para 1, em 2001 o país abandona a dolarização na Argentina voltando o peso ser a única unidade monetária naquele país.
No Brasil esse o processo de dolarização da economia ocorreu depois da implantação do plano real, visando a objetivo de valorizar a nova moeda. Outros casos mais recentes foram Equador 2000 e El Salvador em 2001.
Portanto o processo de dolarização ele pode tanto alavancar a economia de um país em curto prazo, limita os ganhos de senhoriagem e as possibilidade de um governo adotar uma política monetária adaptada às particularidades de desenvolvimento econômico local.

Fonte: SANDRONI;Paulo, Dicionário de Economia do século XXI,2ªed.,Rio de Janeiro, Ed.Record,2006.
Creative Commons License
O Noticiário Econômico está licenciado sob uma licença Creative Commons Atribuição-No Derivative Works 3.0 Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário